Imagem capa - Projeto Mamma por Rodolfo Roca
Projetos Fotográficos

Projeto Mamma

Mamma (palavra derivada do latim, que significa amamentar)

  Não há mais dúvidas sobre os benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio econômico culturais da prática do aleitamento materno para a mãe/bebê. O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas. 

 Mesmo diante de vários estudos que atestam os benefícios do leite materno até os 2 anos (ou mais), a taxa de adesão ao aleitamento ainda é pequena no país. Dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde revelam que 61% das crianças brasileiras não são amamentadas exclusivamente até o sexto mês.


No mês de agosto, ações em todo o mundo são voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Diversas organizações governamentais e não governamentais, comunidades científicas e populares, grupos religiosos e tantos outros se mobilizam e são mobilizados para promover, proteger e apoiar a amamentação.
 

O PROJETO MAMMA, idealizado pelos fotógrafos Rodolfo Roca e Ana Paula Roca, tem como objetivo sensibilizar e conscientizar, através da fotografia, a importância do aleitamento materno, e a naturalização do ato da amamentação. 


TABU 
Ainda há um tabu em torno do ato da amamentação. Mães que oferecem o peito em espaços públicos ainda causam estranhamento em algumas pessoas, principalmente quando são crianças mais velhas. Por algumas razões, que geralmente são o julgamento e o assédio de outras pessoas, algumas mulheres ainda sentem vergonha do ato da amamentação em público. 







O Projeto MAMMA quer mostrar o quanto é lindo o ato de amamentar, que é a continuação do vínculo que existiu entre mãe e filho durante toda a gestação. Que é a forma de alimentação natural e saudável, que depende da vontade e necessidade do bebê. É de fundamental importância a mãe ter liberdade e confiança para amamentar quando for necessário, seja em qualquer lugar, a qualquer hora. E, que todas as mães conheçam os benefícios do leite materno e da importância do fortalecimento do vínculo entre mãe e filho e que seja um estímulo contra o preconceito acerca da imagem da mãe que amamenta.




Mamães comuns que aceitaram o convite para participar do projeto e incentivar outras mamães a amamentação, quebrar tabus e naturalizar esse ato de amor.