01/08/2019 às 22:46 Projetos Fotográficos

Projeto Mamma

371
2min de leitura

Mamma (palavra derivada do latim, que significa amamentar)

  Não há mais dúvidas sobre os benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio econômico culturais da prática do aleitamento materno para a mãe/bebê. O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas. 

 Mesmo diante de vários estudos que atestam os benefícios do leite materno até os 2 anos (ou mais), a taxa de adesão ao aleitamento ainda é pequena no país. Dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde revelam que 61% das crianças brasileiras não são amamentadas exclusivamente até o sexto mês.

No mês de agosto, ações em todo o mundo são voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Diversas organizações governamentais e não governamentais, comunidades científicas e populares, grupos religiosos e tantos outros se mobilizam e são mobilizados para promover, proteger e apoiar a amamentação. 

O PROJETOMAMMA, idealizado pelos fotógrafos Rodolfo Roca e Ana Paula Roca, tem como objetivo sensibilizar e conscientizar, através da fotografia, a importância do aleitamento materno, e a naturalização do ato da amamentação. 

TABU Ainda há um tabu em torno do ato da amamentação. Mães que oferecem o peito em espaços públicos ainda causam estranhamento em algumas pessoas, principalmente quando são crianças mais velhas. Por algumas razões, que geralmente são o julgamento e o assédio de outras pessoas, algumas mulheres ainda sentem vergonha do ato da amamentação em público. 

O Projeto MAMMA quer mostrar o quanto é lindo o ato de amamentar, que é a continuação do vínculo que existiu entre mãe e filho durante toda a gestação. Que é a forma de alimentação natural e saudável, que depende da vontade e necessidade do bebê. É de fundamental importância a mãe ter liberdade e confiança para amamentar quando for necessário, seja em qualquer lugar, a qualquer hora. E, que todas as mães conheçam os benefícios do leite materno e da importância do fortalecimento do vínculo entre mãe e filho e que seja um estímulo contra o preconceito acerca da imagem da mãe que amamenta.

Mamães comuns que aceitaram o convite para participar do projeto e incentivar outras mamães a amamentação, quebrar tabus e naturalizar esse ato de amor. 

01 Ago 2019

Projeto Mamma

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aleitamento materno amamentação dia da amamentação

Olá, vamos fotografar? Me chame aqui para tirar sua dúvida! :)
Logo do Whatsapp