05/01/2022 às 01:52 Dicas

Como escolher seu fotógrafo: Fotografia de casamento.

36
5min de leitura

Como escolher um bom fotógrafo de casamento?

A escolha de um fotógrafo de casamento é um mix de fatores – e o principal deles, que deve nortear a decisão do casal, é a identificação com a fotografia e o olhar do profissional. Ainda, é preciso buscar referências – seja através de indicações de pessoas conhecidas ou de depoimentos – para ter certeza de que está contratando um profissional idôneo. A conexão e relação com o fotógrafo também é fundamental – afinal de contas, se os noivos estiverem mais à vontade, certamente as fotos ficarão melhores.

Quantos fotógrafos para um casamento?

O ideal é ter pelo menos dois fotógrafos – independente do tamanho do casamento. Em momentos importantes da cerimônia, como a entrada da noiva, há muita emoção acontecendo, e um fotógrafo somente não consegue registrar tudo o que está rolando ao seu redor. Outro detalhe importante sobre ter dois fotógrafos no casamento é, caso haja qualquer problema pontual – uma câmera que quebrou ou um cartão que foi corrompido, por exemplo – um pode cobrir o outro, enquanto a questão é ajustada e não se corre o risco de perder alguma imagem importante. Juntamente com isso, os profissionais presentes devem ter pelo menos duas câmeras, para evitar problemas.

O que saber antes de contratar um fotógrafo?

Em síntese, é importante entender sua forma de trabalho: prazos, equipe, estilo de fotografia, contrato e o que esperar no grande dia. Por outro lado, também há um fator mais subjetivo que diz respeito à identificação com o estilo de fotografia de casamento, os noivos precisam gostar do olhar do fotógrafo.

As fotos são o registro eterno do casamento. Através delas, é possível guardar para sempre momentos e sensações do grande dia: os olhares, expressões, momentos decisivos, a entrada da noiva, a expressão do noivo, a felicidade dos convidados, a participação dos padrinhos, a animação da pista de dança, entre tantos outros pontos altos da cerimônia e da festa.

Logo, contratar um bom fotógrafo é crucial para ter as fotos perfeitas no dia do seu casamento! O conceito de "bom fotógrafo" está ligado diretamente ao estilo que os noivos curtem.


Então vão lá 6 itens importantes para dar importância na hora de escolher seu fotógrafo de casamento.

1. Busquem referências

Primeiramente, de acordo com Ana Paula Roca, da Roca Fotografia, muitos noivos buscam indicações com amigos, familiares e com cerimonialistas antes de contratar um fotógrafo. Além disso, há aqueles que procuram depoimentos de outros casais. Este é um bom ponto de partida, mas não deve ser o único.

“Muitas vezes, o que essas pessoas indicam pode não tem a ver com o estilo do casal. Fotografia é como música: cada um tem um gosto e suas preferências, um estilo pode tocar mais o coração de uma pessoa e menos o de outra”, explica a fotógrafa Ana Paula Roca.

2. Acompanhem o profissional nas redes sociais

Em primeiro lugar, ao começar a planejar o casamento, é comum que os casais comecem a seguir fotógrafos da área nas redes sociais – Facebook, Instagram, entre outras. Esse também é um caminho interessante para conhecer melhor o estilo e a personalidade do fotógrafo.

As redes sociais são um bom caminho para avaliar a qualidade do material do fotógrafo, mas principalmente o site (caso haja), pois é lá que conseguirão ver trabalhos mais completos de cerimônias e ensaios. Normalmente, fotógrafos postam as fotos mais bonitas nas redes, já pensaram em ver um casamento inteiro para ter certeza da qualidade do trabalho todo?

3. Entendam o estilo de foto que vocês gostam e procurem fotógrafos com um olhar que encante vocês.

A princípio, dentro da fotografia, cabem vários estilos: a fotografia mais clássica, o fotojornalismo, a fotografia documental, o retrato, a fotografia artística, a fotografia criativa.

"Um detalhe importantíssimo que costumamos falar sobre o estilo de fotografia, é a sintonia da equipe de fotógrafos e a dinâmica de trabalho entre eles. Do que adianta um ter um estilo e o outro não fazer a mesma leitura? Isso faz toda diferença no resultado do trabalho", destaca Rodolfo Roca.

Da mesma forma, segundo Rodolfo Roca, a fotografia de casamento é para ser vista e sentida.

A essência da fotografia está no olhar do profissional, na entrega dele. A fotografia tem um poder incrível de mostrar os detalhes de cada momento, de trazer aquela emoção. Vejam, revejam vários trabalhos para ter certeza de que é o estilo que agrada vocês.

4. Conheçam bem o fotógrafo de casamento

Acima de tudo, é fundamental conhecer quem vai fotografá-los. É importantíssimo marcar uma, duas ou até três conversas com a/o fotógrafa/o antes de contratar.

Além disso, é indicado questionar se a/o fotógrafa/o faz mais de um evento por dia e se a pessoa com quem o casal está conversando é realmente quem estará no dia do casamento.

Muitas vezes, o casal é atendido por uma pessoa, mas chega no dia do casamento, é um desconhecido que está lá. Também é importante saber se o fotógrafo principal estará do começo ao fim do casamento.

Sendo assim, outro ponto que os noivos devem questionar é sobre a experiência do fotógrafo com casamentos. Opte por profissionais que estudam, que participam de workshops sobre fotografia de casamento. Esses sim não entregarão só o "feijão com arroz" do seu grande dia.

5. Conexão com o fotógrafo de casamento

Antes de mais nada, o trabalho do fotógrafo de casamento depende muito da sintonia com o casal. Os noivos precisam estar à vontade na presença do profissional. Por isso, a conexão entre as duas partes é fundamental.

Contrate alguém com quem você se identifique e crie uma conexão, uma relação de confiança. A fotografia envolve um certo grau de intimidade com quem está sendo fotografado, então é importante conhecer e se sentir à vontade com quem o fotografa. Quanto mais à vontade você se sente com o profissional, mais naturalmente as cenas fluem e você age espontaneamente em frente às câmeras.

É muito mais do que um contrato de venda de serviço, mas uma relação de longo prazo. Sinta se vai dar liga já no primeiro contato! É comum estabelecermos uma relação de amizade com os casais.


6. Avalie o contrato com cuidado

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de verificar todos os pontos do contrato. Alguns pontos importantes:

Número de profissionais presentes no casamento;

Soluções e condições para o caso de o fotógrafo não poder comparecer no dia do casamento;

Horários e tempo de cobertura;

Quantidade de fotos;

Estilo de edição – alguns fotógrafos colocam em contrato que não fazem modificações em características físicas das pessoas;

Situações que acarretam em multas;

Prazos de entrega;

Forma de pagamento;

Descumprimento do contrato;

Condições em casos de adiamento ou cancelamento do evento.

Por fim, lembramos que o casamento é formado de momentos únicos, cenas que duram menos de 1 segundo e não serão repetidas. Portanto, não dá para errar na escolha. Invistam tempo e orçamento para quem vai ser responsável por eternizar o dia mais importante da vida de vocês.

Nos colocamos a disposição no whats ou aqui em nosso estúdio fotográfico em Rondonópolis para tirar qualquer dúvida sobre fotografia de casamento. Até breve!!

Rodolfo e Ana Paula Roca





05 Jan 2022

Como escolher seu fotógrafo: Fotografia de casamento.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

como escolher fotografo fotografo de casamento fotografo em mato grosso fotografo rondonopolis

Quem viu também curtiu

14 de Jan de 2022

Dicas para Ensaio Gestante

19 de Out de 2018

LOCAIS PARA ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

27 de Jan de 2019

Dicas para o pré casamento

Olá, vamos fotografar? Me chame aqui para tirar sua dúvida! :)
Logo do Whatsapp